segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Jantar vínico no The Yeatman

Em Setembro, o 4 Horas à Mesa decidiu-se por uma actividade diferente. O nosso local, classificado por alguém, de culto estava encerrado, pelo que na última quinta-feira do mês fomos jantar ao The Yeatman. Não é novidade para quem acompanha a realidade do vinho que este hotel realiza, todas as semanas, um jantar vínico em parceria com produtores de todo o país. Desta vez o produtor convidado foi Lavradores da Feitoria.
A recepção dos participantes ocorreu num belo espaço exterior, com uma vista espantosa para o Rio Douro e as ribeiras de V.N. Gaia e Porto. Logo aí tivemos oportunidade de provar o Sauvignon Blanc 2010, fresco e com o carácter vegetal que se espera da casta, muito bem feito.
O capítulo principal estava reservado para a sala onde decorreria o jantar. O desfile de provas iniciou com o Meruge Branco 2010, um vinho feito de Viosinho com estágio em madeira, que conquistou os membros presentes no jantar. Os seus corpo, frescura e equilíbrio foram as características que mais se destacaram. O homónimo em versão tinto também mostrou qualidade bem elevada, com a Tinta Roriz a dominar um lote igualmente com estágio em madeira, que se destacou pela elegância, taninos finos e frescura muito agradável. O vinho da noite veio logo a seguir: uma edição especial de Tinto Cão, que nos levou até à excelência através de um vinho complexo nos aromas, acidez excelente para tinto, taninos redondos, elegante, cheio de fruta, força e personalidade. Inesquecível. O fecho das provas ocorreu com o futuro Grande Escolha 2008, que se mostrou cheio de força e pujança, a prometer muito para quem tenha paciência para o guardar algum tempo. Qualidade e com tempo pela frente.
O café foi servido no bar, onde a maior liberdade de movimentos propiciou um convívio entre os presentes que jantaram em mesas diferentes. Foi altura de conhecimentos, reconhecimentos e encontros à volta do vinho. Difícil mesmo foi sair, porque, como é sabido, a conversa é como as cerejas.
Não podemos deixar de apresentar os parabéns ao The Yeatman, pela beleza do espaço, a simpatia e o profissionalismo demonstrado; bem como ao produtor, pela qualidade dos vinhos.
Em Outubro regressamos ao Fusão, para os jantares no modelo habitual do 4 HM.